segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Tá Sobrando Mês no Fim do Salário?


Hoje é dia 1º  !!!



Está começando mais mês e nós, trabalhadores, temos a missão de fazer sobrar dinheiro no fim do mês....
Ontem, domingo, fui ao mercado com meu filho de 18 anos e, vez ou outra, ele reclamava da marca dos produtos que eu colocava no carrinho. Até que, em determinado momento, ele se assustou com o preço do tomate.

A placa registrava R$ 6,90.
Ele nem sabe que já esteve 100% mais caro!
Foi a minha chance de colocar em prática meu economês!

economia.uol.com.br

Ministrei uma aula de econometria doméstica no supermercado (adolescentes odeiam isso!!! kkk) e agora divido com você:

Lição1Dê uma chance às marcas não tão conhecidas.
Elas podem ser mais baratas, mas tão eficientes quanto às marcas famosas.
Aqui em casa, eu já troquei o achocolatado (ele concordou que foi melhor). Troquei marca de café e até de molho de tomate. Foi uma baita economia!
Sem falar que há supermercados “de marca” que se dão o direito de cobrar mais caro.

Lição 2 – Vá ao supermercado sem estresse.
Se você estiver apressado, certamente, vai faltar paciência para comparar os preços e produtos.
Se estiver com fome, a tendência é comprar mais do que precisa.
Então, no stress, faça a sua lista de compras e vá ao mercado com toda paciência que Deus te deu!

Lição 3- Prefira compras à vista
Esse foi meu maior aprendizado de 2015. Com dinheiro na mão, você tende a ter mais consciência dos seus gastos, tanto no mercado quanto no shopping.
Apesar de ter algumas vantagens no uso do cartão de crédito, como acumular pontos para trocar por bens ou milhas para viagens, a minha percepção é que essas vantagens só valem a pena quando os seus gastos são intensos. Então, pra mim mais vale a educação financeira.
E lembre-se, ainda há os custos com tarifas de manutenção e anuidade.

economia.uol.com.br

Lição 4 - Tenha um caderno de anotações
Eu já falei aqui sobre meu caderninho de finanças. Anotar todas as suas compras, mesmo as menores e mais baratas. Isso também ajuda a ter mais consciência dos seus gastos.

Lição 5- Faça um tour pelo seu guarda roupa
Adoro encontrar peças “novas” no meu guarda roupa quando faço uma faxina. Me sinto de roupa nova, mesmo que eu já a tenha usado umas duas ou três vezes.
mdemulher.abril.com.br
Uma maneira de desestimular meu impulso por compras é separar o guarda roupa de inverno do guarda roupa de verão. Então, quando entra uma nova estação me sinto com roupas novas, pois eu até me esqueço de algumas peças.
Você pode fazer uma lista de tudo o que você tem de roupas, sapatos, acessórios, etc. para saber o que tem no armário e não comprar coisas novas no impulso.
Controlar o consumo impulsivo é um dos bons hábitos que uma pessoa ter para manter o equilíbrio das finanças.

Lição 6 - Estabeleça metas
Estabelecer metas financeiras é uma excelente forma de evitar o consumo impulsivo.
Ter um objetivo maior a alcançar te obriga a ponderar quando pensar em comprar algo supérfluo.
Ontem, no mercado, ia comprar um vinho que gosto muito, mas ele estava R$ 6,00 mais caro do que de costume. Não comprei por que lembrei com carinho do meu desafio de 52 semanas! (oh, mulher pão dura!).
Posso investir os R$ 6,00 no desafio e comprar o vinho em outro lugar. Sacou a estratégia???

Lição 7 - Controle os créditos do celular
Estabeleça um teto para gastar com crédito ou conta de celular.
Se você está gastando (tagarelando) muito com este item é bom verificar os planos e as condições da sua operadora para limitar seus gastos.

Então, para tirar nota 10 nessa matéria encontre suas próprias estratégias e cuide muito bem da sua vida. Você merece!

Desejo um mês muito feliz pra você!!!

Um beijão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário