quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Resumo do Sistema de Organização Fly Lady

Em 2010, quando comecei a trabalhar o dia inteiro, percebi a necessidade de ter um sistema de organização do lar que me permitisse ter um fim de semana tranquilo, com momentos de descanso e lazer, tempo de qualidade para os meus filhos e para cuidar de mim mesma.
Daí, eu encontrei o sistema FlyLady, que foi criado por uma dona de casa americana, Marla Cilley, que aplicou alguns princípios da administração de empresas  ao trabalho doméstico.

Por algum tempo, entre 2010 e 2013, segui este método de modo parcial e funcionou razoavelmente, pois adquiri muitos hábitos legais e, por isso, desejo trabalhar novamente com esse sistema para melhorar minha qualidade de vida, através da organização.

RESUMO DO SISTEMA 

O inicio do sistema abrange 2 hábitos que darão suporte aos níveis mais avançados do sistema.

1º Hábito - Cumprir uma Rotina da Manhã

2º Hábito: Cumprir uma Rotina Noturna

Depois de um tempinho, quando as rotinas se consolidaram, a Fly Lady recomenda praticar o declutter ou destralhamento, pois o sistema parte do princípio de que não se organiza tralhas.
Reserve 15 minutos (ou mesmo 5 minutos) do dia para eliminar a tralha: cronometre esse tempo, pegue um saco de lixo e ande pela casa recolhendo embalagens vazias e tudo o que não serve mais. Quando o tempo acabar, acabou. Vá fazer outra coisa.

Depois da casa destralhada, você vai dividir a sua casa em áreas para dar a elas uma atenção especial a cada semana do mês, como no exemplo:

Área 1- Varanda/Garagem/Hall de Entrada e sala de jantar (Primeira Semana do Mês)
Área 2- Cozinha/área de serviço/quintal (Segunda Semana do Mês)
Área 3- Banheiro Social e um Cômodo à sua escolha (Terceira Semana do Mês)
Área 4- Quarto Principal e Banheiro do Qaurto (Quarta Semana do Mês)
Área 5- Sala de Estar (TV, Visita, Família) (Quinta Semana do Mês).

As Missões são aquelas atividades rápidas que nos levam a cuidar de alguns lugares que normalmente negligenciamos e que ajudam a manter a casa limpa com menos esforço.

A Limpeza Detalhada da Área da Semana pode ser realizada ao longo da semana, depois que você se livrou da tralha.

O Control Journal é uma espécie de agenda em que você registra todas as atividades da casa: as rotinas, as listas de limpeza detalhada, o cardápio, lista de aniversários, etc....

As Missões e as listas de limpeza detalhadas podem ser encontradas no blog da Fly Ro.

E lembre-se, se a casa está um caos, não foi em um dia que ele se instaurou e, portanto, não será em um dia que vamos conseguir coloca-la em ordem.

Vamos juntas ser uma Fly Lady?

Ou uma Fly Madame, se preferir....


Nenhum comentário:

Postar um comentário